Jorge Boran é um especialista internacional na área de treinamento de liderança e pastoral da juventude. Ele trabalhou como Diretor Nacional da Juventude para a Conferência Episcopal Brasileira (CNBB), nos anos 80. Sua tese de doutorado na Universidade de Fordham foi sobre o papel de Assessores Adultos bem sucedidos na Pastoral da Juventude, na América Latina e nos Estados Unidos. Boran é autor de importantes livros sobre o trabalho com jovens que foram publicados em português, espanhol, inglês, alemão e ucraniano. Ele é fundador e presidente do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude, CCJ, em São Paulo.

Livros Publicados

Edições esgotadas

País de publicação: Brasil

O senso crítico e o método Ver Julgar e Agir 1975

Detalhes do Livro:
O recente Sínodo dos Leigos renovou o empenho da Igreja na ação transformadora dos cristãos no meio da coexistência humana. O desafio apresentado pela realidade é imenso, mas com a luz do Evangelho e um método prático e eficaz é possível analisar a realidade que vemos hoje sem preconceitos, permitindo-nos fazer um juízo preciso e mais confiante e tomar medidas eficazes e convincentes.

VER, JULGAR e AGIR é um método, testado na prática evangelizadora da Igreja, através da qual concretizamos os critérios de fé nas várias situações da vida.

País de publicação: Brasil

O senso crítico e o método Ver Julgar e Agir 1977

Detalhes do Livro:
O recente Sínodo dos Leigos renovou o empenho da Igreja na ação transformadora dos cristãos no meio da coexistência humana. O desafio apresentado pela realidade é imenso, mas com a luz do Evangelho e um método prático e eficaz é possível analisar a realidade que vemos hoje sem preconceitos, permitindo-nos fazer um juízo preciso e mais confiante e tomar medidas eficazes e convincentes.

VER, JULGAR e AGIR é um método, testado na prática evangelizadora da Igreja, através da qual concretizamos os critérios de fé nas várias situações da vida.

País de publicação: Brasil

Juventude o grande desafio 1982

Detalhes do Livro:
Este livro é fruto de um trabalho pas­toral que o Pe. Jorge Boran desenvolve como Assessor nas coordenações da Pastoral da Juventude da Região Sul I CNBB, da Arquidiocese de São Paulo, da Região Episcopal Belém (SP) e da Paró­quia de Vila Alpina (SP). É o resultado, também, de cursos dados em várias dio­ceses do Brasil.

O autor, que elaborou outras obras de metodologia pastoral, constatou que o insucesso de muitos grupos de Jovens que, apenas iniciados, logo se desfazem, é atribuído a uma falta de metodologia e de ideias claras sobre seu objetivo final. Com essa preocupação, procurou reunir os elementos fundamentais para uma me­todologia da Pastoral da Juventude. Me­todologia que compromete e que leva a uma ação transformadora na sociedade de hoje.

É a primeira vez que um livro deste tipo aparece no Brasil. Responde à grande necessidade do momento, sentida por to­dos os que trabalham com a juventude e que acreditam que ela é a metade mais dinâmica da sociedade – uma vez desco­berta a metodologia para despertá-la.

País de publicación: España

      Juventud Gran Desafio        1985

Detalhes do Livro:

JUVETUD, GRAN DESAFIO es un instrumento de trabajo al servicio de la Pastoral de Juventud. Su autor, Jorge Boràn, Asesor Nacional de Pastoral de Juventud de la Conferencia Episcopal Brasileña conjuga en el libro sus grandes conocimientos teóricos sobre el tema con la experiencia práctica de nume­rosos grupos juveniles.

EI exito obtenido por la metodologia que aqui se propone, animó a los responsables de la Pastoral de Juventud, de CELAM a extender la experiencia a otros países del continente americano.

Por su parte, la Comisión de Juventud de la Conferencia Episcopal Española, en búsqueda de opciones de Pastoral Juvenil de Juventud que hagan creer la presencia evangelizadora de la lglesia entre los jóve­nes, ha recomendado esta traducción a lengua española del libro como un servicio a los animadores juve­niles de los países de habla hispana y de Espana.

La realidad de la juventud brasileña y latinoamericana es distinta de la española, pero, existen sin duda unos rasgos y una cierta historia del que hacer evangelizador que son comunes y unas opciones de fondo que coinciden en muchos aspectos.

País de publicación: Colombia

      Juventud Gran Desafio    1987

Detalhes do Livro:

Este libro es fruto del trabajo pastoral que el P. Jorge Borán desarrolla como asesor en la coordinación de Pastoral Juvenil de la Arquídiócesis de San Pablo (Brasil).

EI autor, que elaboró otras obras de metodología pastoral, constató que el insuceso de muchos grupos de jóvenes que, apenas iniciados se deshacen, se atribuye a una falta de metodologia y de ideas claras sobre su objetivo final. Con esa preocupación, procuró reunir los elementos fundamentales para una metodologia de la Pastoral Juvenil; metodologia que compromete y que lleva a una acción transformadora en la sociedad de hoy.

Este libro responde a una gran necesidad del momento, sentida por todos los que trabajan con la juventud, que es la parte más dinámica de la sociedad.

País de publicación: Argentina

            Ver, Julgar y Actuar              1987

Detalhes do Livro:

En una sociedad asfixiada por la propaganda, se pierde la capacidad de captar el verdadero valor de las personas y de los acontecimientos.

Son pocos los que ajercitan el sentido crítico para valorar en su justa medida los problemas y situaciones que les tocan vivir; es así que en la toma de decisiones, cuando llega el momento de actuar no siempre se dan las mejores soluciones.

Ver, juzgar y actuar es un método que sirve como instrumento para formar personas capaces de tomar decisiones con responsabilidad.

 

 

 

 

 

 

País de publicación: Chile

            Ver, Julgar y Actuar              1988

Detalhes do Livro:

El reciente Sínodo de los Laicos ha renovado en la Iglesia su confianza en la acción transformadora de los cristianos en medio de la convivencia humana. El desafío que nos presenta la realidad es inmenso, pero con la luz del Evangelio y un método práctico y efictivo es posible analizar objetivamente, sin prejuicios, la realidad que vemos hoy, lo qual nos permite emitir un juicio acertado, más seguro y una acción eficaz y convincente.

VER, JUZGAR y ACTUAR es un método, probado en la práctica evangelizadora de la Iglesia, a través del cual concretamos los criterios de la fe en las diversas situaciones de la vida.

País de publicação: Brasil

Curso de Capacitação para coordenadores jovens 1988

Detalhes do Livro:
Esta obra, complementar ao livro Jovens, o grande desafio, do Pe. Jorge Boran, é composta de três cadernos.

O caderno 1, intitulado Curso de ca­pacitação para coordenadores e lideranças de grupos de jovens, procura levar os jovens a descobrir, por si, as pistas para uma Pastoral de Juventude eficaz, através de uma variedade de dinâmicas. Fiel à sua meta de uma formação na ação e de uma educação que não domestica, mas que li­berta, o autor apresenta a exposição teó­rica somente depois do processo da descoberta.

O caderno 2. Um projeto de Deus, é de autoria do Frei Carlos Mesters. Neste estudo tem-se sempre presente a situa­ção em que vive o nosso povo hoje e a situação em que vivia o povo da Bíblia, quando Deus o chamou para realizar o seu “Projeto”. Vemos, pela Bíblia, que esse Projeto não chegou a se realizar total­mente. Mas ficou a certeza: o Projeto é possível!

A Ceia Pascal é o tema do caderno 3. A tradição desse velho costume he­braico, tão belo, é transportado para os dias de hoje. Como a Ceia Pascal é o me­morial mais importante do Velho Testa­mento, a Ceia Eucarística também o é da vida de Cristo, de toda a história do mundo.

País de publicação: Brasil

Curso de Dinâmica para Liderança Cristã 4ª Edição 1989

Detalhes do Livro:
Este Curso de Dinâmica Cristã, destinado a principiantes jovens e também adultos, procura provocar a participação a reflexão, o senso de responsabilidade e a iniciativa dos participantes por meio de uma grande variedade de dinâmicas, o que evita a monotonia e o cansaço de alguns encontros.

O curso, com o objetivo de uma “educação para a libertação”, se desenvolve em torno de quatro temas: dinâmica de grupo; valor da pessoa humana; Jesus Cristo e ser cristão; Igreja, comunidade dos irmãos, como sinal e serviço no mundo.

Country of publication: Philippines

A Course of Dynamics for Christian Leadership 1989

Detalhes do Livro:

Built around four main themes (group dynamics, human person, Jesus Christ and being a Christian, and Church, community of brothers and sisters, sign and service to the world), this course has been worked out and tested for many years in a wide variety of pastoral situations and has incorporated suggestions for improvements. Emphasizing growth through participation, it is used to awaken people to their calling, to a sense of responsibility and initiative. “Putting the horse before the cart,” this course concentrates on personal relationships and community building, solid foundations which can support a more critical, in-depth social analysis of social problems later on. Not merely a begjnner’s course, it will also give very good results with more conscienticized youth and adults. ln fact, it was proven a big success with youth groups. Above all else, it seeks to provide the experience of a living, dynamic Christian community.

País de publicación: Argentina

Curso de Dinâmica para Lideres Cristianos 1991

Detalhes do Livro:

Muchos son los cursos y jornadas que ofrecen para los jóvenes que, conscientes de las responsabilidades que implican el bautismo y la confirmación recibidos, ya han optado por seguir a Jesús.

El curso que propone este libro no es para ellos. Está pensado para quienes quieran ayudar a las chicas y los muchachos que todavia no han dado ese paso, pero que, sin embargo, mustran disposición y apertura para lanzarse a la conquista de un gran ideal: el compromiso que les presenta el Evangelio.

País de publicación: Colombia

Curso de Dinâmicas para Líderes Cristinianos 1994

Detalhes do Livro:

Muchos son los cursos y jornadas que ofrecen para los jóvenes que, conscientes de las responsabilidades que implican el bautismo y la confirmación recibidos, ya han optado por seguir a Jesús.

El curso que propone este libro no es para ellos. Está pensado para quienes quieran ayudar a las chicas y los muchachos que todavia no han dado ese paso, pero que, sin embargo, mustran disposición y apertura para lanzarse a la conquista de un gran ideal: el compromiso que les presenta el Evangelio.

País de publicación: Colombia

Curso de Entrenamiento para Líderes

Detalhes do Livro:

 

Este curso de entrenamiento para líderes ha sido elaborado como instrumento práctico de asimilación del libro El futuro tiene nombre: Juventud. El curso intenta confrontar la teoría de la Pastoral Juvenil con la práxis pastoral.

Experiencias, ideas y dinámicas, todo esto es trabajado en conjunto para provocar un cambio y una tranformación del joven comprometiéndolo con el contexto sociocultural en el que vive y actua. De esta forma se facilita la reflexión sobre la realidad pastoral.

País de publicação: Brasil

Curso de treinamento para liderança 1994

Detalhes do Livro:
Este Curso de treinamento para liderança foi elaborado com o objetivo de servir como instrumento prático de assimilação do livro O Futuro tem nome: Juventude. O curso procura confrontar a teoria da pastoral da juventude com a práxis pastoral.

O livro sugere dinâmicas muito variadas visando provocar a participação dos cursistas em sujeitos e protagonistas do processo e facilitar a reflexão sobre a realidade pastoral, experiências, ideias e práticas diferentes. Tudo isso é colocado em comum para provocar mudança e transformação do jovem comprometido com o contexto em que vive e atua.

País de publicación: Colombia

El futuro tiene nombre juventud 1994

Detalhes do Livro:

Jorge Boran escribió este libro a partir de una profunda preocupación: la dificultad que la Iglesia y la Pastoral Juvenil encuentran para responder a los desafíos actuales en el trabajo con jóvenes.

Los retos, según el autor, son muchos: dificultad para formar nuevos grupos, rotación de miembros, falta de compromiso, falta de liderazgo cualificado, superficialidad de las reuniones de grupo, improvisación, falta de continuidad, falta de espiritualidad, falta de concienciación, falta de formación, etc.

Por lo tanto, El futuro tiene un nombre: la juventud quiere comunicar la urgencia de invertir en la juventud. El futuro es posible en la medida en que los jóvenes se comprometan a construir hoy una nueva sociedad y una nueva Iglesia. Por lo tanto, rechazamos cualquier ideología que presente a la Juventud como el futuro para desviar la atención de la importancia de su compromiso en el presente. La Juventud es el futuro en la medida en que está siendo el presente.

Country of publication: USA

Youth ministry that works   1996

Detalhes do Livro:

Youth Ministry That Works offers an exciting new model for engaging the faith and energy of young people. ln Father Boran’s model, young people are addressed at their level of faith commitment, always considering their interests and their problems. Young people are then chalenged to pass through different levels of commitment to the gospel.

Emphasis is placed on the development of a personal faith that expresses itself in concrete actlons that aim at renewal of self, church and society. This model builds on the enormous power, motivation and enthusiasm that are released when pastoral organizational structures are set up to empower young people for mlnistry.

These strucrures must be “owned” by the young people themselves so that young people can minister to themselves and others.–.as opposed to structures that make young people dependent on others doing for them. Throughout, Father Boran provides practical ideas that work within “real” parishes.

“This book is an invltation to youth workers to reconsider some of their assumptions about youth ministry theory and practice in a search for a deeper spirituality, a more critical awareness, more astute formation practices, and a long-term vision.”

País de publicación: Colombia

Curso de Dinámica para Líderes Cristinianos 2ª edição1997

Detalhes do Livro:

Abierto a un público pedagógico-docentes, coordinadores de pastoral, profesionales de diversas disciplinas y orientadores esta segunda édición presenta el esquema y, la metodologia necesarias para un CURSO-TALLER de tres días que pretende estimular la reflexion: el sentido de responsabilidad y la iniciativa de jóvenes y adultos mediante una gran variedad de dinámicas.

Country of publication: Ireland

The Pastoral Challenges of a new age 1999

Detalhes do Livro:

The evangelisatlon of young people is seen today as a question of life or death for the Church. This age group represents the greatest concentratlon of physical, psychological, emotional and intellectual growth in the life of the human person. It is the stage in life when major decisions are taken with regard to career, life partner, values, religious options etc.

What is the key to motivating and involving today’s young people? The ideas presented here by Fr George Boran question and help to redirect pastoral work with young people in such a way that it will appeal to their natural idealism. He makes an effort to avoid prescribing courses of action that may apply today but not tomorrow. believing that any theory must grow lest it die. He arms instead to provide the tools for youth leaders to devise their own strategies, and to adapt the theory to meet new situations.

This book has been written especially for adutls who work with young people, and also for young people who work in a leadership capacity in parish and school. lt Will be helpful to catechists, those involved in preparing young people for Confirmation, and parents trying to work out what is happening to their children.

País de publicação: Brasil

Curso de Dinâmica para Líderes 2ª edição Livro do cursista 2000

Detalhes do Livro:
Livro do Cursista:

Conhecido e respeitado por seu atuante trabalho junto à Pastoral da Juventude, padre Jorge Boran nos apresenta seu Curso de Dinâmica para Líderes.

Visando à descoberta e à capacitação de lideranças para as diversas pastorais, este curso caracteriza-se por utilizar dinâmicas que promovem a participação, a reflexão, o sentido de responsabilidade e a iniciativa dos cursistas. Pode ser dirigido para coordenadores de pastoral de regiões ou dioceses, para pessoas de uma mesma paróquia ou comunidade, para jovens e professores, nos colégios, além de constituir um valioso instrumento na preparação para a crisma.

Com a intenção de facilitar o acesso a este material, o livro encontra-se dividido em dois volumes: o Livro do Monitor, que contém orientações e textos essenciais à sua capacitação, e o Livro do Cursista, que apresenta somente as informações que lhe serão úteis durante o curso.

País de publicação: Brasil

Curso de Dinâmica para Líderes 2ª edição Livro do monitor 2000

Detalhes do Livro:
Livro do Monitor:

Conhecido e respeitado por seu atuante trabalho junto à Pastoral da Juventude, padre Jorge Boran nos apresenta seu Curso de Dinâmica para Líderes.

Visando à descoberta e à capacitação de lideranças para as diversas pastorais, este curso caracteriza-se por utilizar dinâmicas que promovem a participação, a reflexão, o sentido de responsabilidade e a iniciativa dos cursistas. Pode ser dirigido para coordenadores de pastoral de regiões ou dioceses, para pessoas de uma mesma paróquia ou comunidade, para jovens e professores, nos colégios, além de constituir um valioso instrumento na preparação para a crisma.

Com a intenção de facilitar o acesso a este material, o livro encontra-se dividido em dois volumes: o Livro do Monitor, que contém orientações e textos essenciais à sua capacitação, e o Livro do Cursista, que apresenta somente as informações que lhe serão úteis durante o curso.

Country of publication: Germany

Jugend und zunkunft der kirche 2002

Detalhes do Livro:

Die Evangelisieruog der Jugend ist heute für die Kirche eine Frage von Leben a und Tod. Im Jugendalter fallen die wichtigsten Lebensentscheidungen im Hinblick auf den Beruf, die Partnerschaft, die Werte und die religiöse Ausrichtung.

País de publicação: Brasil

O futuro tem nome juventude 2003

Detalhes do Livro:
Jorge Boran escreve este livro a partir de uma profunda preocupação: a dificuldade que a Igreja e a Pastoral da Juventude encontram para dar resposta aos desafios atuais no trabalho com os jovens.

Os desafios, segundo o autor, são muitos: dificuldade de formar grupos novos, rotatividade de membros, falta de compromisso, falta de liderança capacitada, superficialidade das reuniões de grupo, improvisação, falta de continuidade, falta de espiritualidade, falta de consciência, falta de formação etc.

Por isso, O futuro tem nome: juventude quer comunicar a urgência de investir na juventude. O futuro é possível na medida em que os jovens se engajam na construção de uma nova sociedade e de uma nova igreja, hoje. Por isso, rejeita-se qualquer ideologia que apresente a Juventude como futuro para desviar a atenção da importância do seu engajamento no presente. A juventude é o futuro na medida em que está sendo o presente.

País de publicação: Brasil

Os desafios Pastorais de uma nova era 2004

Detalhes do Livro:
A evangelização da juventude é vista hoje corno uma questão de vida ou morte para a Igreja. Esse grupo representa a maior concentração de crescimento físico, psicológico, emocional e intelectual na vida da pessoa humana. Trata-se de uma etapa da vida em que decisões importantes são tomadas com relação a carreira, casamento, valores, opções religiosas etc.

Qual é a chave para motivar e envolver a geração jovem atual? Uma compreensão das radicais mudanças culturais que vêm acontecendo nos últimos anos, especialmente na área da cultura pós-moderna e da cultura jovem, nos apresenta esta chave. As ideias apresentadas aqui pelo Pe. Jorge Boran questionam e ajudam a redirecionar o trabalho pastoral com os jovens de tal maneira que desperta seu idealismo natural. O autor procura não apresentar receitas que possam funcionar em um lugar e não em outro, acreditando que qualquer teoria tem de evoluir, senão morre. As realidades são muito diferentes. Embora não sejam apresentadas receitas, são dadas as ferramentas para que os educadores da juventude possam elaborar suas próprias estratégias e adaptar a teoria para enfrentar novas situações.

Este livro foi escrito especialmente para adultos que trabalham com jovens, mas, também, para jovens que são líderes nas paróquias e nas escolas. Será útil para os catequistas, para os monitores de Crisma e para os pais que procuram entender o que está acontecendo com seus filhos.

Country of publication: Ukraine

    CDL 1º Nível Ucraniano     2007

Detalhes do Livro:

Um dos grandes desafios do trabalho pastoral com jovens, hoje, é a ausência de líderes com dedicação, com clareza de visão e metodologia para trabalhar com outros jovens. Há sobretudo uma ausência de ferramentas práticas para conquistar e formar líderes e gerar uma nova energia. O líder não nasce, se faz. O sucesso de qualquer pastoral ou movimento depende, em grande parte, da qualidade da sua liderança. O Curso de Treinamento para Líderes (CDL) foi organizado com este objetivo. O CDL gira ao redor de quatro temas principais: Dinâmica em Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo, Igreja-Comunidade. A estratégia é treinar pessoas para que os mesmos possam desenvolver o curso em suas comunidades ou escolas. O curso pode ser aplicado por assessores e coordenadores da pastoral da juventude, catequistas, mestres de Ensino Religioso, agentes de pastoral, equipes de confirmação e outros. O CDL é flexível e pode ser uma ferramenta poderosa para motivar tanto iniciantes quanto líderes. Pode ser utilizado também como ferramenta para revitalizar e até organizar distintas pastorais e movimentos. Pode ser um primeiro passo para montar uma rede de comunicação entre pessoas e grupos.

Exemplares à venda

País de publicação: Brasil

Compre aqui

      CDL 1º Nível português     2010

Detalhes do Livro:
Um dos grandes desafios do trabalho pastoral com jovens, hoje, é a ausência de líderes com dedicação, com clareza de visão e metodologia para trabalhar com outros jovens. Há sobretudo uma ausência de ferramentas práticas para conquistar e formar líderes e gerar uma nova energia. O líder não nasce, se faz. O sucesso de qualquer pastoral ou movimento depende, em grande parte, da qualidade da sua liderança. O Curso de Treinamento para Líderes (CDL) foi organizado com este objetivo. O CDL gira ao redor de quatro temas principais: Dinâmica em Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo, Igreja-Comunidade. A estratégia é treinar pessoas para que os mesmos possam desenvolver o curso em suas comunidades ou escolas. O curso pode ser aplicado por assessores e coordenadores da pastoral da juventude, catequistas, mestres de Ensino Religioso, agentes de pastoral, equipes de confirmação e outros. O CDL é flexível e pode ser uma ferramenta poderosa para motivar tanto iniciantes quanto líderes. Pode ser utilizado também como ferramenta para revitalizar e até organizar distintas pastorais e movimentos. Pode ser um primeiro passo para montar uma rede de comunicação entre pessoas e grupos.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

                  CDL 2º Nível                      2010

Detalhes do Livro:
Um dos grandes desafios do trabalho pastoral com jovens, hoje, é a ausência de líderes com dedicação, com clareza de visão e metodologia para trabalhar com outros jovens. Há sobretudo uma ausência de ferramentas práticas para conquistar e formar líderes e gerar uma nova energia. O líder não nasce, se faz. O sucesso de qualquer pastoral ou movimento depende, em grande parte, da qualidade da sua liderança. O Curso de Treinamento para Líderes (CDL) foi organizado com este objetivo. O CDL gira ao redor de quatro temas principais: Dinâmica em Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo, Igreja-Comunidade. A estratégia é treinar pessoas para que os mesmos possam desenvolver o curso em suas comunidades ou escolas. O curso pode ser aplicado por assessores e coordenadores da pastoral da juventude, catequistas, mestres de Ensino Religioso, agentes de pastoral, equipes de confirmação e outros. O CDL é flexível e pode ser uma ferramenta poderosa para motivar tanto iniciantes quanto líderes. Pode ser utilizado também como ferramenta para revitalizar e até organizar distintas pastorais e movimentos. Pode ser um primeiro passo para montar uma rede de comunicação entre pessoas e grupos.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

                 Ceia Pascal                    2010

Detalhes do Livro:
A prática de celebrar a Ceia Pascal em encontros e comunidades – como os judeus celebram até hoje – vem da necessidade de e compreender a continuidade do plano de salvação de Deus no Antigo e no Novo Testamento e aprofundar a conexão entre a Ceia Pascal e a Eucaristia que ocupa um lugar central na vida e missão da Igreja. Um povo é um grupo com a consciência de um passado comum. Os discípulos de Jesus, como Povo de Deus, precisam, também, se conectar com suas raízes religiosas no Antigo e no Novo Testamento. Na Ceia Pascal, celebramos a ação de Deus que entra na história humana do seu povo eleito e se coloca ao lado dele na sua luta de libertação política: ”E o Senhor disse a Moisés: Eu vi a aflição do meu povo… desci para livrá-lo” (Ex 3,7-8). Trata-se de um Deus que faz aliança com seu povo. Deus não é um Deus distante, fora de nossa história, mas se manifesta nos acontecimentos de nossa vida pessoal e social, colocando-se ao lado das forças de vida contra as forças de morte. Na última Ceia estabeleceu uma nova dimensão à tradição judaica, tanto pelos seus gestos e palavras como pela maneira como se deram os acontecimentos da sua Paixão. Com o presente subsidio ficou mais fácil organizar a Ceia Pascal num curso, retiro ou na comunidade. Este livreto pode ser usado somente pela equipe de coordenação ou distribuído, também, para todos os participantes para que possam acompanhar o ritual e as leituras para facilitar um processo de introspecção e envolvimento com as cenas, textos e símbolos pascais.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

   CDL 2º Nível em espanhol   2018

Detalhes do Livro:
La publicación del Curso de Dinámica para Líderes (CDL – 2do Nivel) fue resultado de 10 cursos nacionales organizados en Brasil. La demora en publicar la versión definitiva del CDL – 2do Nivel, em forma de libro, fue algo positivo porque facilito un periodo de 10 años de experimentación, de evolución y de madurar la propuesta pedagógica. También, el éxito del CDL – 1er Nivel- siendo reproducido hoy em muchas diócesis y países – por equipos locales- fue otro factor que motivó la urgencia de publicar el CDL – 2do Nivel. Había mucha gente queriendo dar un segundo paso.

Estamos publicando el CDL – 2º Nivel en español, a pedido de tres países de América Latina que ya trabajan con el CDL – 1º Nivel y ahora quieren organizar el 2do Nivel: Paraguay (Instituto PJ Paraguay), Venezuela (Instituto de Pastoral Juvenil Spes) e Perú (Instituto IPADEJ). Otros paises también mostraron interes”.

El CDL – 1er Nivel y el CDL – 2do Nivel son para públicos diferentes. Por lo tanto se complementan.

Sería un error abandonar el CDL – 1er Nivel así que se comienza a trabajar con el 2do nivel. Sería como cerrar la enseñanza básica o fundamental porque ahora conseguimos abrir una universidad en nuestra región. La juventud no es un grupo social estático. Todos los años hay nuevos grupos pasando de niños a la fase de adolescentes y jóvenes. El primer nivel ha provocado la llegada de nuevos líderes en las diócesis y en las comunidades, todos los años, facilitando la organización y la renovación de las estructuras de acompañamiento de la Pastoral Juvenil y otras iniciativas pastorales

El CDL – 2do Nivel, por lo tanto, puede ser un paso importante para suplir las lagunas dejadas por las crisis que se instaló en el trabajo pastoral con jóvenes, en muchas diócesis, y crear un nuevo ánimo y una nueva generación de líderes con metodología y claridad de proyectos. No necesitamos traer expertos de afuera. Vamos a entrenar nuestros propios líderes para dar el curso a otros. Así, promovemos el protagonismo y el espíritu misionero de los jóvenes, iniciando un proceso de evangelización que provoca una fuerte motivación y entusiasmo en medio de los jóvenes. Con el nuevo libro en las manos, será más fácil reproducir el curso a nivel diocesano, regional o en las bases.

El libro puede ser usado para programar cursos de varios días y, también, como libro de recursos para organizar tardes de formación, preparar charlas y encontrar dinámicas y contenido para profundizar diferentes temas. El curso es una manera práctica y creativa de profundizar importantes temas relacionados con la evangelización de la juventud.

La propuesta principal del CDL – 2do Nivel es de ser un curso intensivo para ayudar a los jóvenes a comprender y asimilar el proyecto de evangelización de la Juventud. Se trata de un recurso pedagógico para renovar, “de manera eficaz y realista, la opción preferencial por los jóvenes, en continuidad com las Conferencias Generales anteriores, dando nuevo impulso a la Pastoral Juvenil en las comunidades eclesiales-Diócesis, parroquias, movimientos, etc.” (doc. Aparecida 446).

Con la publicación de este libro del CDL – 2do Nivel, también, hay una novedad. En asociación com Verbo Filmes lanzamos dos DVDs de Entrenamiento que pueden ser utilizados con los libros del CDL – 1er Nivel y CDL – 2do Nivel para facilitar el entrenamiento de los equipos que se están preparando para reproducir los cursos (por ahora solo en portugues). Fue un trabajo intenso de dos años de filmaciones de los cursos nacionales, de cursos de nivel local y entrevistas con jóvenes y adultos que ya multiplicaron los cursos. Se trata de una experiencia única e innovadora. Ahora tenemos no solamente un manual, sino, también, la posibilidad de visualizar la aplicación de las diferentes dinámicas y charlas y captar emocionalmente el potencial de renovación de este instrumento pedagógico para fortalecer la Pastoral de la juventud y otras pastorales. El DVD complementa, no substituye el libro.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

Assessor Adulto e Coordenador Jovem 2020

Detalhes do Livro:
Há 47 milhões de jovens, entre 15-29, no Brasil. Trata-se de um grupo prioritário para a Igreja e para a sociedade. Os bispos da América Latina, em Puebla, escolheram os jovens e os pobres como os dois grupos mais importantes para o futuro. Porém, há uma crise profunda do trabalho pastoral com os jovens apesar do fato que algumas dioceses têm feito um trabalho bom e frutífero, mas até quando? Em geral, não há um trabalho pastoral metódico e sistemático. Bento XVI, em 2007, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, dizia que a Igreja sem rosto jovem não revela o rosto do seu fundador, Jesus Cristo.

É preciso encontrar uma solução para a crise que depende de muitos fatores. Mas o fator principal é o fortalecimento de uma parceria entre o jovem coordenador e o assessor adulto, de modo especial, o assessor adulto religioso. Daí a necessidade de recuperar uma vasta experiência sistematizada que elimina a confusão entre o papel do jovem coordenador e o assessor adulto, sobretudo religioso, e que esclarece uma metodologia de trabalho. Ao mesmo tempo, é urgente iniciar um trabalho de conquista e capacitação de novos assessores adultos nos próximos anos.

O autor escreve este livro a partir de um estudo da literatura sobre este tema e da experiência de trabalho pastoral com jovens durante meio século, em nível de base e nacional e de América Latina. O livro descreve uma teoria que funciona na prática.  Para sair da crise e avançar, há consenso hoje que a Pastoral da Juventude e os movimentos apostólicos precisam priorizar estratégias de conquista e capacitação de assessores adultos. Neste trabalho, este livro pode servir como leitura pessoal e como texto de base para reuniões e cursos.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

        CDL 1º Nível Espanhol    2020

Detalhes do Livro:
O CDL responde a uno de los grandes desafíos del trabajo pastoral con jóvenes, hoy en día, la ausencia de líderes con dedicación, con claridad de visión y metodología para abarcar a los otros jóvenes. Hay, sobre todo, una ausencia de herramientas prácticas para dar el paso de conquistar y formar líderes y generar nueva energía. El líder no nace, se hace. El Curso de Dinámica para Líderes (CDL) fue organizado con este objetivo. Un participante resumió su experiencia: “Para mí fue un curso muy bien equilibrado, serio, pero, con mucha alegría y que contribuyó para un final de semana encantador”.

El CDL gira alrededor de cuatro temas principales: Dinámica en Grupo, Dignidad de la Persona Humana, Jesucristo, Iglesia-Comunidad. El curso utiliza una metodología de creación de situaciones de aprendizaje en las cuales los participantes aprenden por medio de la práctica.

La estrategia es, también, entrenar personas para que los mismos puedan desarrollar el curso en sus comunidades o escuelas. Aquí, seguimos un importante principio pedagógico: la mejor manera para una persona estudiar un tema o aprender una habilidad es crear una situación de aprendizaje donde el/ella tenga que enseñar a los otros. Una metodología especial de entrenamiento de monitores es utilizada.

El taller está dispuesto para un fin de semana o puede ser dividido en unidades pequeñas y utilizado como una herramienta de recursos para cursos de corta duración, clases de religión, encuentros y reuniones. En los últimos anos el curso viene siendo organizado también para adultos y jóvenes juntos en nivel de las parroquias.  El CDL es flexible y puede ser una herramienta poderosa para motivar tanto principiantes como líderes. Puede ser utilizado también como herramienta para revitalizar y hasta organizar distintas pastorales y movimientos. Puede ser un primer paso para montar una red de comunicación entre personas y grupos.

El CDL-1º Nivel es uno de los cursos de formación de líderes más divulgados y aplicados en Brasil, American Latina y otros continentes. El curso fue reproducido en más de diez países de América Latina. En Brasil diferentes equipos han reproducido el curso en más de 110 diócesis. Fue reproducido también en Estados Unidos y Europa y África y publicado en diferentes idiomas, portugués, inglés, castellano, alemán y lengua ucraniana.  Debido a la naturaleza de la metodología usada el curso se adapta con facilidad a diferentes culturas, en diferentes continentes y países.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

Asesor adulto y animador joven 2021

Detalhes do Livro:
Hay 47 millones de jóvenes, entre 15 a 29 años, en Brasil. Se trata de un grupo prioritario para la Iglesia y para la sociedad. Los obispos de América Latina, en Puebla, escogieron a los jóvenes y a los pobres como los dos grupos más importantes para el futuro. Algunas diócesis tienen hecho un trabajo bueno y fructífero con jóvenes, pero ¿hasta cuándo? En muchos lugares hay una crisis profunda. En general, no hay un trabajo pastoral metódico y sistemático. Al mismo tiempo, Benedicto XVI, en 2007, en el estadio de Pacaembu, en São Paulo, decía que la Iglesia sin rostro joven no revela el rostro de su fundador, Jesucristo.

Es preciso encontrar una solución para la crisis que depende de muchos factores. Más el factor principal es el fortalecimiento de una relación entre el joven coordinador y el asesor adulto, de modo especial, el asesor adulto religioso. De allí la necesidad de recuperar una vasta experiencia sistematizada que elimina la confusión entre el papel del joven coordinador y el asesor adulto, sobre todo religioso, y que aclara una metodología de trabajo. Al mismo tiempo, es urgente iniciar un trabajo de conquista y capacitación de nuevos asesores adultos en los próximos años.

El autor escribe este libro a partir de un estudio de literatura sobre este tema y de la experiencia de trabajo pastoral con jóvenes durante medio siglo, a nivel de base, nacional y de América Latina. El libro describe una teoría que funciona en la práctica. Para salir de la crisis y avanzar, hay consenso hoy que la Pastoral de la Juventud y los movimientos apostólicos precisan priorizar estrategias de conquistas y capacitación de asesores adultos. En este trabajo, este libro puede servir como lectura personal y como texto de base para reuniones y cursos.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

           CDL 3º Nível Musical            2022

Detalhes do Livro:
O CDL Musical – 3º Nível tem como meta evangelizar os jovens e fortalecer a Pastoral da Juventude, a partir da dimensão artística da juventude. Este novo curso tem como estratégia formar líderes priorizando os talentos mais criativos dos jovens: a música, o teatro, a coreografia, o canto, a dança, o ritual, as celebrações e a importância dos diferentes instrumentos musicais. Assim pretendemos abrir espaço para a expressões da arte que recuperem a beleza e a estética que são elementos preciosos para encantar os corações. A arte é um caminho importante para falar de Deus. A música e o lado artístico do ser humano pode ser um instrumento pedagógico poderoso para formar e evangelizar os jovens. Se tirar, por exemplo, a música da Renovação Carismática, você estaria decretando sua morte subida dentro de poucos dias.

O Curso de Dinâmica para Líderes – Musical (CDL Musical 3º Nível) é o terceiro nível dos cursos de treinamento de líderes desenvolvidos pelo CCJ e que oferecemos para assessores adultos e coordenadores jovens que estão preocupados com a formação sistemática dos jovens, que respeitam as diferentes etapas em que os jovens se encontram e ajudam a passar para níveis sempre mais avançados. O documento 85 da CNBB aponta: “O acompanhamento dos jovens passa por diferentes níveis de evolução. Conhecer os níveis de evolução facilita o diagnóstico pastoral, a análise da situação da evangelização da juventude em uma diocese e as lacunas existentes. Uma visão de níveis de evolução é importante para manter o olhar no quadro maior e não se perder em peculiaridades e detalhes secundários” (CNBB Doc. 85, 156).

A música, o canto, a dança, a celebração, o ritual e a arte estão revestidos de especial importância porque representam o próprio ambiente onde os jovens estão constantemente imersos, bem como uma cultura e uma linguagem capazes de suscitar emoções e moldar identidades. A música une a todos. O canto pode ser um grande estímulo na formação dos jovens. A linguagem musical constitui também um recurso pastoral, que interpela de é mais do que uma maneira de nos manter entretidos como consumidores. O ritual e a liturgia é uma maneira de conhecer Deus e sair de nossas cabeças. Permite que Deus mostre de maneira única.

País de publicação: Brasil

Compre aqui

CDL Social Ecumênico 4º Nível  2ª Edição 2023

Detalhes do Livro:
O CDL Social Ecumênico 4º Nível é uma adaptação da 10ª Edição do CDL (Curso de Dinâmica para Líderes) – 1º Nível. O CDL 1º Nível é um dos cursos de formação de líderes mais divulgados e aplicados no Brasil e na América Latina.

Com o sucesso dos cursos de CDL nos diferentes níveis, local e nacional, dentro da Igreja Católica, começaram a surgir convites de diferentes ONGs e movimentos sociais para, também, organizar os cursos para um público alvo mais pluralista, em termos de crença religiosa. O desafio foi de fazer as adaptações necessárias, sem abandonar o aspecto espiritual/místico e, ao mesmo tempo, respeitar a identidade dos movimentos sociais que solicitam a
formação.

As palavras do Papa Francisco em nossa capa – “Nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem trabalho” – foram tiradas do discurso do Papa, no II Encontro Mundial dos Movimentos Populares, ocorrido em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, em 2015. Estavam presentes 1500 representantes de movimentos sociais que durante três dias refletiram sobre o tema: “Mãe Terra, Moradia, Trabalho – Integração dos Povos”.

Decidimos usar o termo “CDL Social Ecumênico” para esta versão adaptada do CDL. Os movimentos sociais são compostos de pessoas de diferentes religiões ou, às vezes, de nenhuma religião. O termo “ecumênico” é usado para o diálogo entre diferentes religiões e crenças. O enfoque ecumênico se fortaleceu depois do Concilio Vaticano II, em 1965, e procura superar o escândalo da divisão, às vezes, causada pela religião. Este diálogo, porém, somente
funciona quando cada lado tem consciência da sua própria identidade religiosa. Não se trata de simplificar a questão dizendo que todas as religiões são iguais e tem o mesmo Deus. Um diálogo assim é superficial e leva à perda de identidade religiosa e ao abandono da prática da fé e do compromisso.

O desafio para o CCJ, que promove os cursos de CDL, foi de descobrir como entrar neste novo espaço dos movimentos sociais sem perder a dimensão espiritual/mística. Entendemos que somos mais do que assistentes sociais ou ONGs tentando contribuir para a solução dos problemas sociais. Partimos de uma análise sociológica da realidade, mas, também, de uma perspectiva de fé. Entendemos que a falta de clareza sobre a proposta do CDL Social poderia levar à uma crise de identidade e à dispersão. Sem clareza de identidade cada um acaba atirando para lados diferentes provocando dispersão de energias. Sem identidade nenhuma organização sobrevive. Assim o CDL Social Ecumênico corre o risco de se tornar uma orquestra em que cada um toca a partir de folhas de música diferentes. Há necessidade de evitar que a harmonia e o foco comum sejam substituídos pelo caos que dispersa e lança um golpe mortal contra a motivação mais profunda e a perseverança.

Tese de Doutorado

Dissertation for Doctoral Thesis – The role of the adult youth minister in youth ministry – 1996